quinta-feira, maio 17, 2012

Tabelas de Sílabas-Estratégias para Alfabetização!

Trabalhando com as crianças o processo da alfabetização estou percebendo que ao automatizar o alfabeto, distinguir os sons e a escrita das vogais, independentes das consoantes, percebo que a junção de consoante mais vogal se faz com precisão de modo oral.
-Mala começa com...MA, -diz a criança.
Formar para a criança, pedir para ela repetir o que foi feito, sempre dando significado à palavra.
Apresentar fichas com sílabas, misturá-las e pedir para as crianças em duplas, trios, formarem palavras conhecidas.Outra sugestão é pedir para a criança separar as sílabas que ela conhece e tentar formar as palavras. São atividades que são desafios que elas gostam...se divertem e aprendem.Dá bons resultados! 
Neste processo também é viável trabalhar palavras com duas sílabas, depois três e assim por diante.
Já estou conseguindo resultados com as crianças com hipótese de escrita silábica com valor sonoro e silábica/alfabética. 
Compartilho tabelas de sílabas que poderão sr lidas nas aulas e em casa com ajuda dos pais. Os mesmos podem ser orientados para ajudarem seus filhos.
Bom proveito...bom trabalho!
(Rosangela Vali)


[clip_image002%255B4%255D%255B2%255D.jpg]
[clip_image002%255B3%255D.jpg]

http://profeeuta.blogspot.com.br/





30 comentários:

  1. Oi Rosangela! Gostaria de saber se posso imprimir estas fichas que vc postou e se possível, como fazer isso. Achei muito interessante, e como temos alguns alunos com dificuldade de leitura e escrita aqui na escola, poderei auxiliá-los com sua sugestão.
    Obrigada. :)

    http://baudaarteira.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  2. Vou usar com dois aluninhos que eu tenho... Beijão Ro! Te gosto muuuuuuito!!!

    ResponderExcluir
  3. Querida Rosa Ãngela!
    Muito obrigada por participar do meu sorteio.
    Boa sorte! Que Deus a abençoe!
    Abraços, com carinho,
    Angela

    ResponderExcluir
  4. Oi Rosangela, foi uma pena não ter dado tempo de avisar os meus amigos blogueiros, mas ainda farei isto. Tive que excluir o blog Jonathan Cruz, por motivos particulares, de qualquer forma eu ia dar um tempo com o blog relacionado a educação, mas no final da história tive que exclui-lo. Agora me dedicarei ao somente de catequese. Não sei sua religião, mas acho que isso não importa, o que gostaria mesmo é de poder contar com sua visita sempre por lá. Fica com Deus, e um grande abraço.

    ResponderExcluir
  5. Oi Rosangela...
    Deixei um desafio para você no Meu Cantinho no Japão...Fique a vontade para participar ou não.
    Ótimo Fim de Semana!
    Beijos!
    San...

    ResponderExcluir
  6. Gostei muito de suas dicas

    ResponderExcluir
  7. Obrigada pelas sugestões... Vou experimentar no processo de alfabetização das minhas filhas, caso obtenha sucesso, postarei comentarios.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá!
      Fico feliz e desejo sucesso no processo que digo:deve ser espontâneo e lúdico ao mesmo tempo.
      Deixar a criança se perceber e perceber o que está vendo,lendo e construindo.
      Sem pressão, mas com incentivo e dicas.
      Aguardo seus comentários.
      Um abraço!

      Excluir
    2. Boa tarde Rosângela.
      Gostaria de saber se posso imprimir estas atividades pra usar com meu filho, ele está com dificuldade na escola.
      Obgda

      Excluir
  8. GOSTEI MUITO DAS ATIVIDADES,VOU USA-LAS EM SALA DE AULA.
    PARABÉNS

    ResponderExcluir
  9. Obrigada pelas dicas de alfabetização vão ser úteis na alfabetização de minha filha Fabiola. Ela é surda usuária de implante coclear.
    Abraço
    Adriana Pereira

    ResponderExcluir
  10. Adorei vou usar com minha pequena em casa!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  11. Amei seu blog ! Usarei as atividades em sala de aula ! Muito obrigada !

    ResponderExcluir
  12. ROSANGELA SHOW!
    ADOREI MUITO MESMO O SEU BLOG! ESTOU ESTAGIANDO E COM A ALFABETIZAÇÃO DE ALGUNS ALUNOS COM DIFICULDADE DE LER E ESCREVER,
    MUITO BOM! TAMBÉM VOU USAR SUAS IDEIAS DE ATIVIDADES VALEU MESMO
    ABRAÇOS

    ResponderExcluir
  13. Suas Dicas São 10, Vou treinar com minha Pequena,Espero resultado, bjoos

    ResponderExcluir
  14. criativa e muito bom para trabalhar.

    ResponderExcluir
  15. Gostei muito das dicas de como alfabetizar. obrigada.

    ResponderExcluir
  16. Ótimas atividades, estarei usando com meus alunos!

    ResponderExcluir
  17. Amei as atividades,estarei usando com meus alunos, para ajudar melhor na aprendizagem.

    ResponderExcluir
  18. Gostei as atividade. Tenho usado esse aplicativo também com meu filho: https://goo.gl/7vNwKw

    ResponderExcluir
  19. ameei.. que estava buscando. obrigada

    ResponderExcluir
  20. Ola ! Estou com uma dificuldade enorme com meu aluno ele tem TDH o q faço ja tentei de varias formas silabico fonemico e nada. Me ajudem

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sugiro que faça uma avaliação com um psicopedagogo.Ele poderá lhe esclarecer e atender as suas necessidades e as de seu filho quanto a questão de aprendizagem.OK!Abraço!

      Excluir
  21. Boa tarde,

    Vou usar com um aluno meu que não sabe ler mas reconhece as letras.
    Espero ter sucesso com ele.
    obrigada pelo ficheiro, achei muito útil

    ResponderExcluir
  22. Vou salvar e imprimir 👏👏👏

    ResponderExcluir
  23. Olá, Rosangela
    Como faço para imprimir essas tabelas?
    Adorei, muito interessante quero aplicar aos
    meus alunos da pré escola nível V.

    ResponderExcluir
  24. Adorei as atividades, me ajudou muito.

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

Arquivo de POSTAGENS:

EU em ENTREVISTA- Educadores Multiplicadores!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.






CONSULTE o IDEB 2014.É só clicar no selinho ou no link.Conte comigo!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Torcedora FELIZ! Bom D +!

TORCEDORA APAIXONADA!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

ORAÇÃO pela Saúde:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.






Gratidão e Interação!