Seguidores:

domingo, fevereiro 17, 2013

Campanha/Projeto de Valores:GENTILEZA!UM ATO DE AMOR

Neste ano quero contribuir mais e fazer a minha parte+ação.
Sensibilizar, motivar e tornar realidade ações simples em campanha de Gentileza por um MUNDO melhor.
O mundo começa nos nossos espaços e podem se espalhar para outros cantos.Por isso quero na Escola, ambiente de Trabalho promover com os aprendizes, professores, funcionários, pais, para quem quiser e se sentir tocado para juntos formarmos uma corrente maior e forte  de amor de uns pelos outros.Afinal, gentileza é um ato de amor.


Estou sintonizando referências de blogs, livros, pessoas, artistas, etc.
Reunir material e elaborar um projeto é o meu objetivo maior.Ter a participação de todos também.Fazer pesquisa de campo é fundamental.
Vou à busca e quero sua contribuição se assim desejar fazê-lo aqui.
Deixe sua opinião,sua sugestão, seu parecer,etc.
As etapas do projeto irão ser postadas gradativamente por partes aqui no BLOG.
Entre em sintonia, divulgue a gentileza.Sinta-se parceiro.
Conte comigo!
Um abraço, Rosangela Vali (Pedagoga e Psicopedagoga)

LIVRO: A Arte da Gentileza

Segundo o livro A arte da gentileza, de Piero Ferruci (ed. Alegro),pesquisas científicas confirmam que pessoas gentis são mais saudáveis e vivem mais, são mais amadas e produtivas, têm mais sucesso nos negócios e são mais felizes. ''Ser gentil nos faz tão bem quanto ser alvo de uma gentileza'', garante o autor.


Por outro lado, a não-gentileza gera sentimentos negativos, atrapalha as relações e pode até deixar a pessoa doente, já que quando alguém é alvo de grosseria, falta de educação, o sistema nervoso reage liberando hormônios como a adrenalina, que desequilibram o organismo. Até a musculatura é afetada e reage à falta de gentileza se contraindo, deixando o corpo cada vez mais tenso. 
''A falta de gentileza, caracterizada por um ambiente de grosseria e violência, se constitui em um fator estressor que leva o indivíduo ao desenvolvimento do estresse crônico. 

O que a ciência agora comprova vai ao encontro do que o profeta Gentileza passou grande parte da vida pregando e escrevendo nos 55 murais que criou sob o viaduto do Gasômetro, próximo à Rodoviária Novo Rio. Sua mensagem podia ser resumida na frase-síntese ''gentileza gera gentileza''. 
Os murais, restaurados há cinco anos pelo projeto Rio com Gentileza, coordenado pelo filósofo Leonardo Guelman, hoje se encontram de novo danificados por pichações logo abaixo das inscrições do profeta. Mais ou menos como a própria gentileza, tão fora de moda nos dias que correm. 
''O Gentileza denunciava uma crise ética, de valores. Segundo ele, tudo passa pelo favor. O simples fato de pedirmos 'por favor' e agradecer com um 'obrigado' denotava que adotamos a troca na base do toma-lá-dá-cá, típico do mundo individualista, produto do capitalismo que ele batizou de 'capeta capital''', afirma Guelman, autor do livro Brasil, tempo de gentileza (Eduff), sobre o profeta que morreu aos 79 anos, em 1996. Para o profeta, ficamos cegos e surdos e perdemos a capacidade de ver e ouvir o outro. Segundo a psicoterapeuta e educadora Sandra Celano, o pronome nós, nesse mundo tão individualista, agrega no máximo o núcleo familiar. ''Então, como esperar que um seja gentil com o outro em pequenas ações cotidianas, se as pessoas não conseguem nem perceber o outro?'', questiona. Até em uma discussão é possível manter a gentileza. ''Basta prestar atenção ao que a outra pessoa diz e se expressar considerando suas razões e seu ponto de vista'', completa Sandra, que observa em seu consultório o crescimento da falta de gentileza como uma das queixas comuns de seus pacientes. 

Um dos ambientes onde a falta de delicadeza e gentileza mais se manifesta é no local de trabalho. Muitas vezes, as pessoas confundem relações profissionais com frieza e rispidez. E deixam de agradecer um serviço só porque este está sendo pago. 


Como todo profeta, Gentileza denunciava a crise e anunciava uma boa nova. Para ele, assim como a natureza nos dá tudo de graça, temos que retomar um tempo a troca desinteressada. O primeiro passo seria bem simples: dizer sempre 'agradecido' e 'por gentileza', em vez das fórmulas consagradas - que já foram esquecidas por muita gente, porém sem nenhuma substituição. 
Uma das pessoas que foram tocadas pela obra de Gentileza foi a compositora Marisa Monte, que transformou alguns de seus versos em uma canção com o nome do profeta. Marisa fez a música no dia em que foi apresentar os murais ao parceiro Carlinhos Brown, antes do projeto de recuperação, e viu que não havia mais nada. Chocada, escreveu a música.

Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
A palavra no muro
Ficou coberta de tinta
Apagaram tudo
Pintaram tudo de cinza
Só ficou no muro
Tristeza e tinta fresca
Nós que passamos apressados
Pelas ruas da cidade
Merecemos ler as letras
E as palavras de Gentileza
Por isso eu pergunto
À você no mundo
Se é mais inteligente
O livro ou a sabedoria

A cantora acha que a mensagem de Gentileza está cada vez mais atual. 
''Com o ritmo acelerado das cidades, as pessoas estão perdendo a noção de gentileza, que é uma espécie de pureza refrescante para a vida, para o dia-a-dia.'' Ainda hoje, ela se comove em ver que alguém dedicou sua vida para falar da importância de ser gentil, e em vez de pedir dinheiro, ia de carro em carro oferecer uma flor. ''Ele foi uma pessoa linda que plantou a semente da gentileza.'' 

Buda também identificou alguns benefícios de se cultivar a gentileza, como dormir bem, ser amado, ter proteção dos seres divinos, e uma mente serena. De nada adianta, no entanto, começar a ser gentil para obter tais resultados e melhora da qualidade de vida, pois falsidade é algo diametralmente oposto à proposta. E, por princípio, a gentileza é necessariamente desinteressada. Como o escritor britânico Aldous Huxley afirmou, no fim da vida. ''É desconcertante que, após anos e anos de pesquisas e experimentações, eu tenha que dizer que a melhor técnica para transformar nossas vidas seja ser mais gentil''. 
Algo bastante urgente de ser lembrado nos dias de hoje. Pois se gentileza gera gentileza, a sua falta só pode produzir uma carência ainda maior, daí o cenário aterrador de um mundo de rispidez e impaciência, e seus assustadores índices de violência - não como causa única, evidentemente.

''A falta de gentileza e a hostilidade nas relações podem contribuir para um mundo estressante, na medida em que essas atitudes são contagiosas. Violência gera violência, hostilidade gera hostilidade, raiva gera raiva'', acredita a psicóloga Lúcia Novaes. Por outro lado, diz ela, o mundo estressado, com tantas demandas, com a necessidade de se fazer cada vez mais coisas em menos tempo e mais perfeitas abre espaço para atitudes agressivas, raivosas e hostis. ''É um círculo vicioso.'' 

''Se ele estivesse entre nós, continuaria pregando a gentileza, já que seu avesso, a rudeza e a violência, infelizmente não saíram de moda'', acredita Guelman

A importância de se adotar a atitude no cotidiano é bem expressada pelo teólogo Leonardo Boff, em artigo intitulado ''Espírito de Gentileza'' (disponível na íntegra no site leonardoboff.com). 
''Este espírito nunca ganhou centralidade, por isso somos tão vazios e violentos. Hoje ele é urgente. Ou seremos gentis e cuidantes ou nos entredevoraremos.'' 
È isso que precisamos em nossa vida, de sermos gentios para com nossos irmãos, só assim poderemos viver em um mundo mais habitável, alegre e sem essa violência , num mundo onde não há regras e ninguém mais tem respeito pelo seu próximo...
A gentileza faz bem pra você, para o outro e para nosso Espírito!


Referências de Fontes:
Imagens Net
Livraria ZURA
Letras de Música NET
Mensagens ORKUT
http://isabellebergamin.blogspot.com.br

3 comentários:

  1. Oi Rosangela. Parabéns pela postagem! Interessante ideia de uma campanha para espalhar a gentileza. O mundo precisa disso. Ser gentil no mundo de hoje é algo até raro. Dificilmente cede-se um lugar no ônibus para uma pessoa idosa ou uma mulher grávida.
    Pessoas passam por outras e não se cumprimentam com um simples "bom dia", "boa tarde"... Precisamos levar a gentileza para ser trabalhada nas escolas e fazer com que nossos alunos a semeiem por todos os lados.
    Beijos e feliz semana, querida.

    espacoalfaletrar.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Rosângela: bom saber que vc voa comigo...eu sempre assinei embaixo dessa campanha:Gentileza gera gentileza" pois acredito nela....beijos amigos e gentis.

    ResponderExcluir
  3. Olá Rosângela estou conhecendo seu blog agora e já de cara vejo um projeto incrível, gentileza é um dos valores que mais admiro em um ser humano e assim em baixo no seu projeto! e claro já estou seguindo suas lindas postagens!
    ah tenho um blog sobre educação, fique a vontade para me visitar: diariodejardineira.blogspot.com.br
    prazer Carol..
    bjs e até mais!

    ResponderExcluir

Olá!Deixe seu comentário.
É muito importante e faz diferença!
Conte comigo!
Obrigada pela visita!

ALFABETIZAÇÃO

O processo de alfabetizar é apaixonante,
antes de tudo é um ato de amor,
coragem e persistência. Pelo simples e
talvez o mais gratificante fato
de permitir ao ser pensante a liberdade
de construção da sua própria história.

Um selinho Natalino para Você!Amigo,seguidor e visitante!

Oportunidade de Aperfeiçoamento Profissional!Confira!

OBRIGADA!
Na aventura de aprender de nossas crianças e jovens, pais e professores são a bússola para o caminho de descobertas e aprendizagens significativas e felizes.

Espaço Psicopedagógico!


Sinta-se
parceiro(a)!
Conte comigo!
Rosangela
Vali

Interatividade no BLOG!

Postagens Arquivo 2011/2012

Mimos Recebidos!

Obrigada pelo carinho de sempre!

Selo professor nota 1000

Professora Erica!


Professor

Professora Beta!

Professora Gracita!

Mimo no BONIFRATI...



Usando a criatividade,
todo mundo pode pensar diferente.
Que 2 + 2 são dois patinhos.
E até detrás para frente.
Se permitir criar,
Tudo pode mudar.

Seja arte, escrita, música.
Receita, caminho, solução.
O que importa é pôr a mente para funcionar
e dar à luz a imaginação

Melhor ainda, se arriscar.
Tomar coragem e compartilhar.
Deixar vir ao mundo e ao mundo mostrar.

Nada que fica na gaveta,
pode trazer boas coisas para o planeta

Abra a sua caixa secreta.
E mergulhe na mente, a sua biblioteca.
Criar é concretizar ideias.

Selinho de Reconhecimento



Obrigada Amiga GRACITA pelas palavras e selinho tão significativo!



Criei este mimo em reconhecimento ao seu belíssimo trabalho amiga Rosangela. Suas sugestões e dicas enriquecem o trabalho de todos nós educadores que lidam com os pequeninos. Obrigada minha linda e doce amiga.

DESTAQUES DO BLOG!

JANEIRO e MARÇO/2013
Setembro/Outubro/Novembro/
Dezembro/2012



Linguagem Escrita!

"...a escrita deve ter significado para as crianças, uma necessidade intrínsica deve ser despertada. Nelas, a escrita deve ser incorporada a uma tarefa necessária e relevante para a vida. Só então poderemos estar certos de que ela se desenvolverá não como hábito de mão e dedos, mas como uma forma nova e complexa de linguagem".
Vygotsky.

RETROSPECTIVA

Selinho de Aniversário/OBRIGADA!

Parabéns minha querida amiga

Você merece este sucesso

Que nos próximos anos você colha êxitos e alegria

Beijokas

Gracita


Professores!

A arte torna o trabalho educativo interessante, atraente e sedutor. Para tornar os alunos mais sensíveis e despertá-los para um mundo novo de sensações, o talento e a flexibilidade do professor, da sua arte, dependerá o êxito da sua missão.

Alegria....alegria!

SELINHOS 2012! Obrigada!

Da amiga Leila Bambino!

Glitter Photos
Ganhei da amiga Claudia! Obrigada.
Glitter Photos
Da amiga GISELA.Obrigada!
Da amiga Viviane,Obrigada!
SELINHO A RECEBER... selo4 Glitter Photos Glitter Photos
Selinho pra você!Glitter PhotosSelinho Amigo a todos os Parceiros do Blog "Educando Com Amor"...
Selinho Compartilhado
da Parceira BIA!
Espaço para Educação
Obrigada Amiga Gracita!
Obrigada Amiga Adriana!

Seguir por e-mail

Selinho DEDICATÓRIA!!

AMIGOS DA DYSNEY!

Vida Divina! Vida Cotidiana!

Kids
See full size image Imagem15 300x183 A ESCOLA DE ATENÇÃO ÀS DIFFERENÇAS

Orar...refletir...imagens que dizem!

CAMPANHA DA
F R A T E R N I D A D E - 2012
ORAÇÃO:
Senhor Deus de amor,Pai de bondade,nós vos louvamos e agradecemospelo dom da vida,pelo amor com que cuidais de toda a criação.Vosso Filho Jesus Cristo,em sua misericórdia, assumiu a cruz dos enfermos e de todos os sofredores,sobre eles derramou a esperança de vida em plenitude.Enviai-nos, Senhor, o Vosso Espírito.Guiai a vossa Igreja, para que ela, pela conversão se faça sempre mais, solidária às dores e enfermidades do povo,e que a saúde se difunda sobre a Terra.Amém.